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E por falar em Epic Fail...

02/12/2016

 

 

Nesta semana o portal Catraca Livre e a Netshoes tiveram seus nomes envolvidos por polêmicas após cometerem deslizes diante da tragédia com o avião do time Chapecoense. Pensando nisso, separamos aqui alguns Epic Fails das marcas, preparados? 

 

Começando a semana temos de um lado Catraca Livre, que divulgou horas após o acidente matérias relacionadas ao tema que fugiam totalmente do bom senso e respeito com o ocorrido. De outro, a Netshoes que teoricamente havia aumentado o preço da camisa do time Chapecoense com a intenção de lucrar em cima da tragédia. 

 

O Catraca tomou uma posição estranha após as críticas dizendo que o intuito do portal é o de informar e que eles não estavam errados. Já a Netshoes, atestou que o aumento do valor seria em decorrência da pós Black Friday e que jamais agiriam de má fé diante da situação.

 

Esses fatos nos fazem lembrar do caso Quitandinha, em que o gerenciamento de crise não foi nada bom e que o estabelecimento teve uma postura avessa ao esperado aumentando, a cada novo argumento, as críticas dos clientes. Diferente do recente caso da Itambenzinho, onde o acompanhamento foi rápido, transparente e correto.

 

E fora do país não é diferente, em 2015 um comercial de uma marca de cosméticos tailandesa Seal Secret, lançou a seguinte campanha: Whiteness Makes You Win, na tradução: o branco faz você vencer. O comercial trazia uma mulher branca que utilizava o produto da marca se destacando e outra mulher que não o utilizava ficando cada vez mais escuras e por fim sumindo com o cenário do fundo. A marca foi muito agressiva e o bom senso passou bem longe. Confira o vídeo aqui

 

E quem não se lembra do ano de 2013 em que foi lançado o documentário Black Fish, que mostrava os maus tratos às baleias nos parques aquáticos da Disney. Após a polêmica, o parque entrou em uma crise profunda de marca e a fim de amenizar a situação criou um canal de contato direto com os clientes de perguntas e respostas, para poderem sanar as dúvidas quantos às críticas feitas. Porém, a ideia não deu certo e o resultado foi um desastre total, o público criticou ainda mais o parque.

 

Conclusão da semana (e da vida)? A falta de bom senso de algumas empresas afeta diretamente uma marca e é preciso ser cauteloso e extremamente atento ao que é divulgado, como e quando. Além disso, um bom trabalho de uma assessoria de imprensa é primordial em casos de crise. Fica a dica! =)

 

 

 

 

 

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